MATEMÁTICA É:

Na MATEMÁTICA encontrei a maneira de Minimizar minhas dificuldades Ampliando meus conhecimentos e percepções e, dessa maneira, Trabalho com maior segurança e desenvoltura conseguindo mais e melhores resultados Elevando assim, minha auto-estima. A necessidade de Movimentar mais ativamente o cérebro, melhorou significativamente meu raciocínio, Aumentou minha capacidade de produção. A Matemática é uma Teia de beleza e complexidade temida por muitos - beleza pela genialidade de suas formas e complexidade por sua imensa diversidade. Ela Instiga a criatividade possibilitando uma melhor interpretação dos fatos, Capacitando-me melhor para enfrentar o mundo e portanto, dando maior Alegria para minha vida!

Nanci

sábado, 13 de agosto de 2011

REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ENSINO E AVALIAÇÃO

A educação a distancia (EAD), apesar de não ser uma novidade, volta a ser destaque para os especialistas e os sistemas de ensino a partir da década de 1990. Atualmente, percebe-se que várias iniciativas vêm sendo registradas nessa modalidade educacional em todas as áreas.

Refletindo sobre a leitura do texto Referenciais de Qualidade para educação superior a distância, nota-se a preocupação para que a modalidade de educação superior a distância mantenha a neutralidade ao tratar de temas tão relevantes para a promoção da cidadania como é a Educação, ou seja, deseja-se formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, capazes de atuarem produtivamente e de forma comprometida.

Nessa perspectiva, para que todos os alunos dessa modalidade tenham acesso às fontes de informação, troquem experiências e se desenvolvam integralmente, grande parte dos conhecimentos envolvidos no processo educativo para a EAD, deverão lança mão de ferramentas, materiais e meios adequados.

A finalidade dos Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior a distância é oferecer as Instituições participantes a oportunidade de refletir sobre formas coletivas de aprendizagens, com apropriação de tecnologias, especialmente por meio da internet que supera as relações de espaço e tempo, e na perspectiva de abordagens da construção do conhecimento através de múltiplos olhares e saberes.

Portanto, o eixo estratégico da educação a distância é a mediatização (Carmo 1997, p.193, apud Struchiner 2001), tendo como fundamental a qualidade da aprendizagem efetiva do aluno, que passa a ser um elemento privilegiado, capaz de criar e interagir de uma maneira reflexiva e crítica diante das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC).

Avaliar é uma atividade complexa, e a sociedade atual requer pessoas competentes em suas várias dimensões. Desse modo, as concepções de educação e de currículo definem os modelos de avaliação tendo em vista a configuração de novos ambientes de ensino e aprendizagem, e a otimização de um novo paradigma centrado na interdisciplinaridade, interatividade e cooperação, em conformidade com os padrões de qualidade enunciados pelo Ministério da Educação.


Referências:

BARONI, Larissa Leiros. Conheça os padrões mínimos de qualidade dos cursos EAD. Publicado em 06/05/2010.
Ministério Da Educação Secretaria De Educação A Distância. Referenciais De Qualidade Para Educação Superior A Distância. Brasília, agosto de 2007.
STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA,Taís Rabetti. Formação de Profissionais de Saúde e Educação a Distância: Elementos Fundamentais. Disponível em:
. Acesso em: 28 ago. 2010.

Nenhum comentário: