Refletindo sobre a leitura do texto Referenciais de Qualidade para educação superior a distância, nota-se a preocupação para que a modalidade de educação superior a distância mantenha a neutralidade ao tratar de temas tão relevantes para a promoção da cidadania como é a Educação, ou seja, deseja-se formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, capazes de atuarem produtivamente e de forma comprometida.
Nessa perspectiva, para que todos os alunos dessa modalidade tenham acesso às fontes de informação, troquem experiências e se desenvolvam integralmente, grande parte dos conhecimentos envolvidos no processo educativo para a EAD, deverão lança mão de ferramentas, materiais e meios adequados.
A finalidade dos Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior a distância é oferecer as Instituições participantes a oportunidade de refletir sobre formas coletivas de aprendizagens, com apropriação de tecnologias, especialmente por meio da internet que supera as relações de espaço e tempo, e na perspectiva de abordagens da construção do conhecimento através de múltiplos olhares e saberes.
Portanto, o eixo estratégico da educação a distância é a mediatização (Carmo 1997, p.193, apud Struchiner 2001), tendo como fundamental a qualidade da aprendizagem efetiva do aluno, que passa a ser um elemento privilegiado, capaz de criar e interagir de uma maneira reflexiva e crítica diante das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
Avaliar é uma atividade complexa, e a sociedade atual requer pessoas competentes em suas várias dimensões. Desse modo, as concepções de educação e de currículo definem os modelos de avaliação tendo em vista a configuração de novos ambientes de ensino e aprendizagem, e a otimização de um novo paradigma centrado na interdisciplinaridade, interatividade e cooperação, em conformidade com os padrões de qualidade enunciados pelo Ministério da Educação.
Referências:
BARONI, Larissa Leiros. Conheça os padrões mínimos de qualidade dos cursos EAD. Publicado em 06/05/2010.
Ministério Da Educação Secretaria De Educação A Distância. Referenciais De Qualidade Para Educação Superior A Distância. Brasília, agosto de 2007.
STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA,Taís Rabetti. Formação de Profissionais de Saúde e Educação a Distância: Elementos Fundamentais. Disponível em:
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